Você está aqui: Página Inicial > História

Gentílico: água-limpense

População: 1.850 habitantes

Área: 452,858 km²

A fundação do Povoado de Água Limpa se deu principalmente em razão da exploração agrícola das terras muito férteis da região. Incrementando-se a agricultura regionalmente; Verificou-se a convergência de famílias para o local, tendo então, os senhores Francisco Emídio de Oliveira, Antônio da Silva Camargo e Adolfo Rosa, doado uma área de um alqueire de terras, onde é hoje a cidade.

O início do povoado deu-se por volta do ano de 1929, quando João Porfírio Ribeiro afixou um cruzeiro no local, surgindo os primeiros casebres; Até que; Por volta do ano de 1931, pelo senhor Antônio da Silva Camargo, foi edificada a primeira casa de telhas. O nome “ÁGUA LIMPA”, tem sua origem em virtude da existência, no local de um córrego com essa denominação, em cuja margem esquerda acha-se localizada a cidade.

No ano de 1933, foi edificada uma capela no local, o que contribuiu para o mais rápido crescimento do povoado, tendo em vista a convergência de adeptos para o lugar. Em 1945, foi elevado à categoria de distrito e através da Lei nº 2012, de 11-11-1958, tornou-se Município, cuja instalação deu-se a 1º de março de 1959.

Seu primeiro Prefeito Municipal, foi o senhor Almir Napoleão. A lei que criou o município estipulou o seu Termo Judiciário subordinado à Comarca de Morrinhos. Pela relação de comarcas do Estado, em 1981, Água Limpa consta como pertencente à Comarca de Buriti Alegre, de 1ª Estância.

Rua do Comércio, Água Limpa, GO – 1983

Desenvolvido por